Auditoria externa atestou as práticas do Sistema de Gestão da Qualidade e manteve certificação internacional ISO 9001:2015.
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) manteve a certificação ISO 9001:2015, norma reconhecida internacionalmente que atesta o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A decisão decorre de auditoria externa, realizada entre os dias 04 e 06 de outubro pela Det Norske Veritas (DNV), que contemplou várias áreas da Fundação.
A certificação atesta a qualidade dos serviços e produtos ofertados, reconhecendo que os processos são conduzidos com competência e segurança, com atendimento das necessidades dos contratantes. Instituições certificadas com a ISSO 9001:2015 têm especificidades em seus processos internos, que garantem melhor atuação e melhores resultados.
A adequação aos padrões estabelecidos foi legitimada por Stella Tanure, auditora líder da DNV, órgão responsável pela auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Fundep, e que realiza a indicação para certificação. A auditora observou, entretanto, que existem algumas oportunidades a serem trabalhadas, como o refinamento de um conjunto de atividades para tornar o sistema interno ainda mais dinâmico e reforçar a autonomia e a responsabilidade das áreas para condução das mudanças necessárias.
O processo foi conduzido por Thais Simões Duarte, analista de empreendedorismo e inovação, e Maíra Malinoski Ramalho, analista de planejamento. No encerramento, Thais Simões lembrou que “fecha-se um ciclo de três anos, mas um legado de muitos anos da Fundep. Como fundação de apoio, nosso papel não está vinculado a uma relação lucro-lucro, mas sim à qualidade na realização das atividades”.
Ao finalizar o processo de auditoria externa, o presidente da Fundação, Jaime Arturo Ramírez, agradeceu o trabalho conduzido pela equipe dedicada à auditoria e destacou que a reorganização institucional em curso tem objetivo de tornar os processos ainda mais seguros, dinâmicos, assertivos e condizentes com o papel da fundação de apoio da UFMG. De acordo com Jaime Ramírez, a Fundação tem a responsabilidade de obter resultados ainda mais sólidos no próximo ciclo de certificação.